Etapa RN do Torneio de Robótica acontece, nesta sexta-feira (14), com transmissão online

13/05/2021   13h53

 

A Etapa Regional do Torneio de Robótica FLL – First Lego League, promovida pelo SESI no Rio Grande do Norte será realizada nesta sexta-feira (14), de forma remota, com transmissão ao vivo pelos canais do SESI-RN na internet. Ao todo, 18 equipes dos estados do RN (12), CE (1), PB (1), PE (1), AL (1) e SE (2) estão inscritas na Regional RN, reunindo cerca de 180 participantes.

 

Do SESI-RN participam as equipes Robo’Sal e Tecno’Sal, de Macau; SESI Canindé, SESI Lampiães, SESI Carcará, SESI Mandacaru, de Mossoró; SESI Cardeal e a SESI Araripes, de Natal; SESI Guardiões do Mandacaru, SESI Tatu Bots, SESI Jovens Punarés e SESI Acauã, de São Gonçalo do Amarante.

 

O coordenador do Torneio de Robótica no SESI-RN, Anderson Vieira, explica que após um ano sem o Torneio – devido a pandemia da Covid-19 -, a expectativa para Temporada 2020/2021 é de muito aprendizado e diversão. “Diante de toda incerteza vivida nos últimos tempos e com o novo formato, totalmente online, nos preocupamos como seria desenvolver o torneio este ano, em meio a rotina de isolamento social e aulas online. Mas, para nossa satisfação, os projetos funcionaram como válvula de escape para muitos alunos que estão bastante animados e motivados com esta temporada”, disse.

 

Este ano, a Temporada RePlay incentiva os alunos a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade atual e de olho no futuro. Para isso, os estudantes são desafiados a construírem seus robôs e desenvolverem um projeto de pesquisa relacionado ao tema proposto da temporada, buscando soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.

 

As regras são feitas especificamente para cada temporada. Os robôs são construídos com base na tecnologia Lego Mindstorm e para isso, eles aplicam conceitos de “STEM Education”, uma educação científica e tecnológica mais abrangente que engloba conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

 

Amanhã, para avaliação, cada equipe e corpo de juízes se encontrarão em uma sala de aula online, para assistir e analisar os vídeos, lançados previamente na plataforma da Lego, com os projetos de Inovação, de Design do robô e o Desafio do Robô, para a pontuação.

 

As equipes campeãs serão classificadas para a etapa nacional do Torneio First Lego League, que será realizado de forma remota, no dia 26 de junho.

 

 

Serviço

Para acompanhar a 7ª temporada do Torneio First Lego League basta acessar os canais do SESI-RN na internet:

Canal do SESI-RN no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCsqbi5AxVUGIXRssmAqTEXg)

Instagram @sesirn

Facebook: https://pt-br.facebook.com/sesirn

Skip to content