Mostra Artístico Cultural ‘MAC SESI Escola RN 2021’ acontece nos dias 25 e 26 de outubro

4/10/2021   11h34

 

 

“Lá no meu sertão… tem arte, cultura e história!”, esse é o nome da Mostra Artístico Cultural MAC SESI Escola 2021, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro das 8 às 12 horas, pelo canal do SESI RN no Youtube. A programação contará com apresentações dos alunos do SESI Escola Natal, São Gonçalo do Amarante, Macau e Mossoró sobre Arte, Cultura e História do RN.

 

Para a Supervisora Pedagógica Luciana Gouveia, da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, “A MAC é um importante evento da Escola SESI que visa, além da integração das escolas da Rede no Estado, a promoção e valorização da cultura regional através de apresentações artísticas de nossos alunos”, explica.

 

A MAC 2021 tem como metas resgatar e divulgar as manifestações culturais do Nordeste brasileiro e promover uma integração através das mais variadas áreas de conhecimento, numa proposta multidisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades comuns atingidas com o envolvimento dos alunos como cidadãos na concretização do projeto.

 

A criação da logomarca da mostra é da estudante da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, Nathália Thamires da Silva Tintim, 13 anos, vencedora do Concurso de Desenho da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

 

A gerente de educação do SESI-RN, Karenine Medina detalha que a Mostra propõe uma discussão sobre a identidade cultural e as várias manifestações existentes no sertão nordestino, nos âmbitos individual, social e coletivo. “A MAC abrange as vertentes histórica, cultural, econômica, geográfica, através de pesquisas e da construção concreta de manifestações culturais, como o cordel, o repente, a música, as danças, as lendas, a culinária, as festas populares, os esportes e outros elementos que dão identidade à cultura popular nordestina’.

 

O projeto foi criado na SESI Escola Mossoró e se expandiu para todo Rio Grande do Norte. NA edição 2021, são quatro unidades da SESI Escola envolvidas. “Cada turma vai apresentar um tema. Cada turma tem um professor tutor, a supervisão de cada escola é responsável por toda logística e acompanhamento. Os convidados são surpresa”, detalha Karenine Medina.

 

Por Jô Lopes - revisão Cris Vidal - Unicom FIERN
Skip to content