Plataforma digital SESI VIVA+ está entre serviços apresentados no Dia da Indústria

21/05/2019   07h00

 

Entre os serviços que serão oferecidos durante o Dia da Indústria, promovido pelo Sistema FIERN, na próxima sexta-feira (24), está o SESI VIVA+, uma plataforma digital multicanal, lançada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), para a gestão de programas e soluções voltadas à saúde e segurança na indústria.

 

Na plataforma, dados sobre segurança e saúde dos trabalhadores estão disponíveis de forma mais inteligente para facilitar o atendimento às demandas legais e a tomada de decisão nas empresas.

 

O SESI Viva+ reúne em ambiente único um conjunto de ferramentas, como programas especializados, campanhas, conteúdos técnicos e canais de relacionamento para gestores da indústria executarem ações de melhoria da gestão de SST e de estímulo à construção de um ambiente seguro e saudável.

 

Gestão do eSocial

 

O SESI Viva+ prepara e apoia empresas no atendimento às questões relativas à SST no eSocial – sistema que comunica ao governo, de forma unificada, informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores. O SESI fornece às empresas um sistema com todos os programas legais parametrizados conforme exigências do eSocial, englobando módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, saúde e segurança no trabalho.

 

Painéis de indicadores para gestão de segurança e saúde no trabalho

 

O SESI Viva+ fornece painéis de indicadores para apoiar gestores empresariais em decisões relativas a ações prioritárias de segurança e saúde no trabalho (SST). Com essa ferramenta, é possível identificar riscos legais e processos de segurança e saúde no trabalho e perfis de saúde e estilo de vida do trabalhador para melhorar a gestão de segurança e saúde no trabalho.

 

Gestão dos afastamentos de trabalhadores (FAP)

 

Por meio do SESI Viva+ é possível fazer uma melhor gestão dos afastamentos por doenças e acidentes de trabalho e monitorar os indicadores que impactam no Fator Acidentário de Prevenção (FAP), índice que integra cálculo de contribuição de incidência de afastamentos acidentários sobre a folha de pagamento das empresas.

 

Gestão de segurança e saúde no trabalho para cadeia de fornecedores

 

Na plataforma SESI Viva+, indústrias podem acompanhar a gestão de segurança e saúde no trabalho de seus fornecedores, já que têm responsabilidade subsidiária em relação a empregados terceirizados. É possível contar, ainda, com sistema de gestão em segurança e saúde no trabalho integrado que terá dados e informações sobre cumprimento de requisitos legais e qualificação e avaliação de fornecedores. A partir daí, é possível monitorar a qualidade e a necessidade de capacitação e aperfeiçoamento da gestão de segurança e saúde na cadeia de fornecedores.

 

Gestão de conteúdos técnicos

 

Empresas podem usar a plataforma do SESI Viva+ para armazenar e compartilhar com trabalhadores conteúdos técnicos de segurança e saúde no trabalho, como políticas da empresa, procedimentos de SST, informes diários de segurança, vídeos de capacitação e sensibilização e informações sobre campanhas de SST. Além disso, a ferramenta disponibiliza conteúdos personalizados que ajudam trabalhadores e empresas a superarem seus principais desafios relacionados à adoção de hábitos mais saudáveis e à segurança e saúde no trabalho. Entre os quais estão dados sobre a saúde dos trabalhadores, notícias e artigos para melhorar a gestão de SST e estimular os trabalhadores a criar hábitos saudáveis.

 

Canal de relacionamento entre indústria e trabalhadores

 

Canais web personalizados permitem que empresas e trabalhadores interajam para superar seus principais desafios relacionados à segurança e saúde no trabalho e adoção de hábitos mais saudáveis. Para isso, o SESI Viva+ disponibiliza redes sociais para interação entre empresa e empregados. Nesses espaços, há trocas de experiências, dicas e notificações importantes, como de campanhas de saúde que mobilizam toda a empresa.

 

Promoção da saúde e prevenção de doenças

 

Com o SESI Viva+, será possível desenvolver modelos para identificação e monitoramento de trabalhadores com doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas, diabetes e câncer. Para desenvolver medidas de redução de custos com planos de saúde, serão produzidos estudos epidemiológicos a partir de dados da operadora de saúde suplementar da empresa.

Skip to content