Prática de Core Values durante pandemia é tema de webinar realizada pelo SESI/RN

27/05/2020   19h40

 

O momento de pandemia do novo coronavírus, que impôs uma realidade de distanciamento social e mudança nas formas de interação e aprendizado, pode ser vivido a partir da experiência de valores fundamentais, difundidos pelo conceito de Core Values. Para facilitar essa dinâmica, o SESI/RN realizou, na tarde desta quarta-feira (27/05), o webinar sobre o tema “Praticando o Core Values na pandemia”. O evento, voltado a profissionais da educação, estudantes e demais participantes de Torneios da FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), faz parte da série de webinars (seminários online) promovidos pelo SESI/RN em comemoração a Semana da Indústria.

 

O Core values (valores fundamentais, em tradução livre do inglês) tem como pilares a revelação, integração, interação e coopertition – termo que mescla as palavras da língua inglesa cooperation (cooperação) e competition (competição) – num contexto de valorização do trabalho em equipe. O conceito está muito ligado ao Torneio de Robótica FIRST LEGO League, como explicou Gleyna Araújo, analista de negócios do SESI/RN e juíza no torneio de robótica nacional.

 

Os palestrantes Silas Vergilio, analista de suporte do SESI/SP e juiz da FIRST, Bruno Souza, diretor de educação da Galvão e Oliveira Consultores Associados, com 20 anos de experiência na área de consultoria e gestão de projetos, e Ana Paula Suzuki, professora de robótica e juíza chefe de Design do Robô e Core Values da FIRST, buscaram demonstrar as diferentes formas de trazer os conceitos trabalhados com os estudantes durante os torneios de robóticas FLL para o atual momento de pandemia e como usar essa experiência também no período que virá com o fim do distanciamento social e retomada das atividades.

 

“É um momento de aprender como esses conceitos podem ser ativados em um ambiente mais limitado, como estamos vivendo, mais em casa, devido o distanciamento. E como eles podem ajudar a atravessar isso de uma melhor forma e aproveitando a experiência para ter conhecimento, colocar o conhecimento em prática”, disse Gleyna Araújo.

 

Para Silas Vergilio todos os pilares podem ser aplicados no cotidiano das pessoas, entretanto, dois deles estão mais evidenciados nesse contexto de confinamento e mudança de realidade: a inovação e a inclusão. “O Core Values está em tudo o que fazemos, dois valores são muito aplicados nesse contexto de pandemia que é a inovação, repensar o que fazemos, como podemos fazer o que já sabemos, melhorando e usando novas ferramentas, e o segundo, no sentido emocional, a inclusão, o entender que cada um sente diferente, consegue passar por esse momento de forma diferente, e incluir o outro”, disse o analista de suporte do SESI/SP.

 

O consultor de educação Bruno Souza chama atenção para o altruísmo e de trabalhar a calma, como forma de manter o equilíbrio nesse período de dificuldades. “Até pra se sentir sóbrio e feliz em meio a esse processo, buscar coisas que dão alegria, se alimentar de alegria, ser altruísta mesmo nesse contexto. O nosso aluno que está incluído nesse movimento, que conhece o Core values, tem como exercitar durante a pandemia para atravessá-la da melhor forma que conseguir. Auxiliar o outro na manutenção da calma e criar uma rede de apoio, de cooperação para manter o equilíbrio”, disse. Ele lembra que nos últimos seis, os tema abordados em Torneios FLL, de certa forma, trouxeram aprendizados importantes para o momento atual.

 

A professora de robótica e juíza chefe da FIRST, Ana Paula Suzuki, concorda que é importante aproveitar o momento de distanciamento social para estar mais próximo a família e realizar atividades que não poderiam devido rotina. “Valorizar essas áreas e tornar essa pandemia um momento feliz”, afirma.

 

No pós-pandemia de Covid-19, observa ela, as pessoas ainda sentirão o impacto do que foi experienciado e devem perpetuar diversas vivências, como o teletrabalho. E destaca a necessidade de os estudantes tornarem-se protagonistas. “Esse momento acelerou várias coisas que vinham em um passo mais lento, como o trabalho remoto que se bem orientado, bem trabalhado, dá muito certo. É importante que os alunos aprendam a ser protagonista do seu conhecimento fora do ambiente do Torneio também, não só esperar o posicionamento da escola, mas trabalhar a pró atividade. Os estudantes vivem e podem contribuir na transformação de um mundo competitivo para um mundo mais cooperativo”, disse.

 

“A dica que dou é tragam esse momento que estamos vivendo um problema do mundo real para efetivamente exercitar e vivenciar o Core values. Como posso tornar a vida do outro mais fácil?Proteger sem isolar, mantendo a comunicação sobretudo com os idosos? É perceber as necessidades dos outros e tentar ajudar”, acrescenta Suzuki.

 

Sobre as novas edições do Torneio, o consultor Bruno Souza acredita que deverá também ser modificado com a inclusão de novas tarefas e desafios onlines, maior uso de jogos onlines, de ações sociais e na interação com empresas para a solução de problemas, a partir das novas experiências. E não só isso, deve alterar a forma como vemos e lidamos com o mundo, de consumir informação, trabalhar, estudar, ver esportes. Ele chama atenção dos estudantes para serem mais pró-ativos. “O professor ou o tutor é um mediador desse conhecimento, mas deverá haver mais protagonismo dos estudantes, das pessoas e trazer mais inovação não apenas no uso das tecnologias, mas na forma de viver processos”, disse.

 

A aplicação do Core values durante a pandemia do novo coronavírus deverá, na análise de Silas Vegilio, atribuir  maturidade as equipes de robótica de todo o país. “Já percebemos uma mudança com varias equipes atuando neste período de pandemia, como se formam e desenvolvem e buscam ajudar outras equipes. No período após a pandemia terão criado maneiras mais sofisticadas e inovadoras, sejam presenciais ou não, e devem chegar mais preparados para o trabalho cooperativo. Com mais empatia, inclusão, cooperação mesmo no competir”, avalia o juiz da FIRST.

 

Ele lembra que algumas equipes estão realizando ações para dar a sua contribuição durante a pandemia, com a confecção de máscaras face shield, com a arrecadação e distribuição de donativos e alimentos, além disso estão usando o tempo para exercitar programas licenciados pela Lego, trabalhando a robótica mesmo a distância,  promovendo discussão e auxiliando outras equipes.

 

Por Sara Vasconcelos, Unicom/FIERN

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