Presidente da FIERN e COERE destaca importância de sondagem para energias renováveis

20/06/2022   18h14

 

 

Um estudo com objetivo de realizar um diagnóstico qualitativo e quantitativo sobre o setor das energias renováveis do Rio Grande do Norte. Essa é a proposta da 1ª Sondagem da Comissão Temática de Energias Renováveis da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (COERE/FIERN).

 

O documento desenvolvido pela COERE em parceria com o MAIS RN, que é um projeto para o desenvolvimento do estado realizado pela FIERN, foi apresentado durante reunião da Comissão nesta segunda-feira (20), na Casa da Indústria.

 

Presidente da FIERN e da COERE, Amaro Sales ressaltou que a discussão a respeito da temática de energia tem despertado muita atenção, principalmente pela geração de informações no tocante ao tema. “Vamos dar uma grande contribuição ao estado com essa sondagem”, afirmou.

 

A sondagem obteve 80% em seu padrão de resposta o que foi considerado “extraordinário” pelo coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho. “Isso mostra o nível de comprometimento que se tem com esse documento”, analisou.

 

Os dados foram apresentados pela trainee do MAIS RN, Fernanda Lemos do Nascimento e tem como eixos Educação e inovação; Financiamento e Fomento; Infraestrutura e Logística; e Questões Regulatórias e Políticas Públicas. (veja a sondagem completa).

 

O superintendente do SEBRAE-RN, Zeca Melo, ressaltou o tópico do documento que cita educação e inovação e cita “realizar trabalho específico voltado para StartUps Potiguares que atuem no setor de TI [Tecnologia da Informação] para energias renováveis”.

 

Ainda dentro da Sondagem, foi informado que, a cada três meses, será divulgado o Índice de Confiança das Energias Renováveis (ICER) para verificar a confiança dos representantes da Comissão.

 

Diante do debate a respeito da criação de linhas de crédito específicas para este setor, Amaro Sales sugeriu que este tema seja pauta da próxima reunião da COERE.

 

Participaram da reunião o diretor 1º tesoureiro Roberto Serquiz; diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; além de representantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Agência de Fomento (AGN), Idema, Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), dentre outras autoridades.

Skip to content