Reconhecimento nacional do Programa de Compliance do Sistema FIERN é destaque em reunião do Conselho do SESI

31/05/2023   18h07

O Programa de Compliance da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) conquistou o primeiro lugar, entre as 12 regionais do Brasil, avaliadas no quesito de implementação e maturidade desse conjunto de procedimentos e regras aplicadas. A conquista aconteceu durante o 2º Encontro Nacional dos Gestores de Compliance do Sistema Indústria, realizado mês passado, em Brasília.

 

A informação foi divulgada pela gestora do programa de Compliance da FIERN, Gabriella Rebouças, durante a reunião do Conselho Regional do SESI-RN, realizada na tarde desta quarta-feira (31), na Casa da Indústria. “Tivemos a oportunidade de apresentar as boas práticas desenvolvidas no Sistema FIERN”, disse. Entre as práticas estão as melhorias no controle interno, a alteração de editais e contratos e o aperfeiçoamento de interface de todas as gerências.

 

Segundo a gestora do Compliance na Federação, apenas três regionais foram convidadas para compor a mesa de discussões durante o encontro nacional. “Além do Rio Grande do Norte, estiveram na discussão Minas Gerais e Goiás. É a sensação que estamos no caminho certo”, disse Gabriella Rebouças.

 

 

O presidente da FIERN e do Conselho Regional do SESI-RN, Amaro Sales de Araújo, parabenizou os colaboradores que integram o programa de Compliance da Federação pelo reconhecimento nacional. “Este reconhecimento nacional nos aponta que estamos no caminho certo, mostrando a organização e o procedimento feito na questão de integridade e compliance, tratando o assunto com seriedade”, declarou.

 

Durante a reunião, o diretor primeiro-tesoureiro e presidente eleito que assume a Federação em outubro, Roberto Serquiz, lembrou que a implementação do programa de Compliance ocorreu na gestão do presidente Amaro Sales. “É um instrumento muito importante de combate e antecipação de riscos”, analisou.

 

O superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, revelou que todas as práticas e diretrizes desenvolvido no Sistema FIERN na área de compliance alcançaram destaque em âmbito nacional. “O que já tem sido aplicado no Sistema FIERN foi colocado como referência a ser discutido para as demais Federações no país”, afirmou. “Estamos sempre buscando aprimorar o processo. Não consigo enxergar o SESI sem a área do compliance”, concluiu.

 

Superintendente apresenta números do SESI-RN a conselheiros

 

Ainda na reunião do Conselho do SESI-RN, o superintendente Juliano Martins apresentou números que foram destaques referentes ao período de janeiro a abril deste ano. Em ações de educação e cultura, o SESI-RN teve 97% de realização de matrículas dentro da meta prevista para o período. A meta era de 1.932 e o realizado foram 1.880 matrículas.

 

As consultas também tiveram 97% de realização nesses quatro meses. A meta eram 630 mil e foram realizadas 572.033.

 

Já em ações em Saúde e Segurança no Trabalho, o SESI-RN atingiu 140% de realização nas empresas atendidas. A meta eram 2.534 e no final 3.541 tiveram atendimentos.

Quanto aos trabalhadores atendidos, o número de realizações foi 174%. A meta eram 26.281 atendimentos e foram realizados 45.787.

Skip to content