SESI atua em parceria com a Vicunha em projeto para promover a saúde e bem-estar dos trabalhadores da empresa

12/06/2023   15h44

O Serviço Social da Indústria (SESI) vai atuar em parceria com a Vicunha no PraSer Saúde, um projeto que busca promover a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da empresa. A iniciativa, lançada no último mês de maio nas unidades da Vicunha em Natal, Maracanaú (CE) e Pacajus (CE), envolve em torno de 130 colaboradores apenas na primeira edição.

 

O PraSer Saúde está ancorado no PraSer Vicunha, um grande programa da empresa que envolve ações em áreas como gestão de riscos ocupacionais, governança de risco corporativo, melhoria contínua, gestão ocupacional, gestão da sinistralidade, gestão de afastados e compliance. No pilar promoção da saúde e bem-estar, profissionais da Nutrição e Educação Física do SESI, no Rio Grande do Norte e também no Ceará, vão disponibilizar planos alimentares e rotinas de atividades físicas específicas para cada participante, além de realizarem o acompanhamento da evolução ao longo dos seis meses de duração da primeira edição do projeto.

 

Além disso, foi o Centro de Inovação SESI (CIS) em Tecnologias para Saúde, com sede no Ceará, que realizou, ainda em 2021, o perfil de saúde dos colaboradores, para mapear as ações necessárias no projeto e alicerçar a implementação do programa. Criado em 2016, o CIS tem como objetivo desenvolver tecnologias inovadoras e customizadas que contribuam para a melhoria da saúde e segurança dos trabalhadores e ambientes de trabalho, redução de custos e crescimento de produtividade da indústria. O Centro oferece serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de consultorias e capacitações em tecnologias para saúde.

 

 

O gerente geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Vicunha, Cristiano Gomes, destaca que o objetivo do PraSer Saúde é servir como “gatilho inicial” em busca da qualidade de vida dos colaboradores. “Essa iniciativa melhora o clima entre as pessoas. Queremos transformar vidas e trazer resultados principalmente para os colaboradores e suas famílias”, afirma.

 

Ele aponta que a promoção da saúde das pessoas é boa para ambas as partes. “A promoção da saúde vem para reforçar todas as ações de gestão assistencial, de sinistralidades, de gestão ocupacional e de afastamentos. O absenteísmo é um tema de atenção dento da indústria em todo o país, e ações como essa ajudam a conter esse desafio”, explica Cristiano.

 

 

Para a presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Norte (SIFT-RN), Helane Cruz, o SESI compõe uma tríade para que o projeto aconteça. “Passa pela responsabilidade e iniciativa da empresa, pelo apoio técnico do SESI e pelo desejo dos colaboradores de transformar esse momento em um estilo de vida para viverem mais e melhor”, comenta. “Além de trazer um diagnóstico quantitativo e mostrar as oportunidades de ações para melhorar os números em saúde na empresa, o SESI ainda compõe a equipe multidisciplinar que vai atender os colaboradores participantes”, acrescenta.

 

“As fronteiras do SESI são amplas e isso possibilita as empresas a buscarem novas formas, tecnologias e conhecimentos que otimizem a gestão e promoção da qualidade de vida dos colaboradores”, completa Helane.

 

Já a coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida da Vicunha, Nailane Santos, ressalta a intenção de modificar hábitos e proporcionar o bem-estar dos participantes. “Queremos modificar hábitos de vida prevenindo doenças e, consequência disso, será a redução do absenteísmo e agregação de valor à nossa marca”, diz.

 

 

SESI-RN na promoção da saúde

 

O SESI atua no Rio Grande do Norte há mais de 60 anos com foco em prover soluções integradas de excelência em saúde, segurança e educação para empresas. Na área da saúde, tem um catálogo diverso de serviços e produtos que promovem a qualidade de vida nas indústrias, como acompanhamento nutricional, atividade física corporativa, acompanhamento psicológico e ginástica laboral.

 

Com o atendimento nutricional, o objetivo é oferecer tratamento dietoterápico aos trabalhadores em risco de desenvolver doenças relacionadas à má alimentação, como obesidade, diabetes e hipertensão. Além disso, o SESI-RN ainda realiza ações educativas e palestras para os colaboradores.

 

Na ginástica laboral, os colaboradores da Vicunha participam voluntariamente das atividades dentro do ambiente de trabalho, com sessões de 8 a 15 minutos. São exercícios de aquecimento, alongamento, flexibilidade, coordenação, respiração e relaxamento, elaborados por profissionais da Educação Física de acordo com o perfil de cada grupo. Com isso, ajudando a reduzir o nível de estresse e dores relacionadas ao esforço e a má postura, além de promover uma filosofia de encarar o trabalho e interagir com os colegas de uma forma mais feliz e descontraída.

 

Além disso, no Programa SESI de Gestão do Absenteísmo, as indústrias recebem assessoria e consultoria para apoiar na identificação e solução das questões relacionadas ao absenteísmo e sua gestão, além de identificar soluções adequadas para resolver os seus impactos no desempenho organizacional. Para isso, o SESI-RN se ancora na gestão de afastamentos, gestão de nexos previdenciários, gestão do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e no gerenciamento epidemiológico dos afastamentos, visando reduzir custos para as empresas, atender à legislação, aumentar a produtividade e estimular a competitividade.

 

PraSer Saúde

 

O programa da Vicunha tem o objetivo de modificar os hábitos de saúde visando o estímulo à prática de atividades físicas e a uma alimentação equilibrada e saudável. Para ajudar os participantes nessa tarefa, o programa irá contar com o acompanhamento multiprofissional de médicos, equipe de Enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos.

 

Em 2023, o programa entra em edição piloto nas unidades de Natal, Maracanaú e Pacajus. No último mês de maio, a empresa realizou um evento de lançamento do projeto em cada cidade, com ações recreativas, práticas de atividades físicas e espaços de cuidados com saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia, altura e peso.

 

A intenção é que em 2024 o projeto seja ampliado para as demais unidades da Vicunha no Brasil e, em 2025, na Argentina e no Equador. Além do acompanhamento da equipe multidisciplinar e das atividades realizadas pela própria empresa, os participantes terão acesso ao Gympass, um aplicativo que possibilita realizar atividades físicas em diversos centros de treinamento e academias de ginástica e musculação.

Skip to content