SESI Escola fica em 3º lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica

20/09/2018   16h00

A equipe Graviton Bots do SESI escola Natal foi premiada com terceiro lugar geral etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada no ginásio do IFRN central. A equipe New Horizons do SESI Escola Mossoró também recebeu a premiação de Robustez do Robô.

 

De acordo com a Diretora de Educação do SESI, Karenine Medina, a instituição incentiva as competições. “Incentivamos os chamados esportes da mente, como forma de fortalecer o aprendizado dos alunos, desenvolvendo habilidades e formando competências para as áreas de STEAM”, explicou.

 

Ela disse que os alunos do ensino médio disputaram com escolas públicas e particulares de todo estado na modalidade prática onde um robô autônomo desenvolvido por uma equipe de estudantes, recebe uma tarefa difícil, “resgatar vítimas sem interferência humana dentro de uma arena de competições”.

 

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

 

Ainda segundo Medina, A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

 

“A competição tem as modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil”, acrescentou.

 

A Modalidade Prática acontece através de eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, os estudantes ficam sob orientação de professores e cientistas. Os eventos organizados pela OBR e são gratuitos e abertos ao público.

 

Por Jô Lopes
Unicom – Sistema FIERN

Skip to content