SESI Escola Mossoró simula processo seletivo de emprego com entrevistas em inglês

28/03/2023   10h46

 

Produzir o próprio currículo e participar de entrevistas de trabalho em inglês. Essa foi a prática pedagógica aplicada pelo professor de inglês Airton Baracho, da SESI Escola Mossoró, para treinar os alunos ao simular uma entrevista de trabalho em outro idioma. Para a experiência, os alunos precisaram se imaginar com idade daqui a dez anos.

 

“É o aluno protagonista, vivenciando experiências do mundo do trabalho na prática. A educação na SESI Escola vem se transformando e a cada ano as aulas são mais abertas, criativas e diversificadas”, diz a gerente executiva de Educação do SESI, Karenine Medina.

 

O professor Airton Baracho explica que cada vez mais são introduzidas metodologias nas aulas que permitem uma aprendizagem mais prática e menos teórica, baseada no desenvolvimento das capacidades dos alunos. “Em suma, os alunos se tornam protagonistas de sua própria aprendizagem”, reforça.

 

A experiência aconteceu no início deste mês de março. Ao todo foram duas turmas de 40 alunos que participaram do trabalho. “Os alunos criaram o seu próprio currículo pensando daqui a dez anos. Antes do processo de seleção, foi orientado a se prepararem para a entrevista”, detalha o professor.

 

No dia da aula, os estudantes trouxeram seus currículos para a entrevista em inglês. Todo um cenário foi produzido, com repórter e cinco alunos: entrevistador e avaliador.
“Tornar o aluno protagonista de sua própria aprendizagem significa dar-lhe a oportunidade de construir seu próprio conhecimento; tornar a sua aprendizagem uma aprendizagem significativa, onde os conhecimentos e as competências adquiridas os ajudam a compreender e a funcionar no mundo real” acrescenta Baracho.

 

Entrevista simulada
O professor explica que a entrevista exige que os alunos ouçam, se concentrem, pensem por conta própria e reajam adequadamente ao que a outra pessoa diz. “Quando os alunos planejam uma entrevista, eles precisam avaliar o que não sabem – uma habilidade metacognitiva – e aprender muito sobre o assunto da entrevista, porque, caso contrário, a entrevista será estranha. Esta é a vida real, com consequências reais”, diz.

 

Ele diz ainda que ouvir e realmente tentar apreciar de onde vem a outra pessoa também é um exercício de empatia e de descobrir como se conectar. “Essas habilidades para a vida ajuda a preparar os alunos para a faculdade e empregos, e para entrevistas’, complementa.

 

Ao final do trabalho os alunos receberam feedback do processo. O trabalho teve como objetivo a preparação do aluno à realidade do mundo do trabalho ao desenvolver habilidades na entrevista e na elaboração do Curriculum vitae destinado às turmas do 3º ano do Ensino Médio na SESI Escola Mossoró.

 

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