SESI Escola Mossoró utiliza plataforma LEKTO para debater sobre diversidade e combate ao preconceito

3/07/2025   10h52

Em uma iniciativa que conecta tecnologia, empatia, pensamento crítico e cidadania, a Sesi Escola em Mossoró utiliza a plataforma LEKTO para aprofundar as discussões sobre a construção das identidades no território brasileiro.

 

A proposta pedagógica, que atende às competências socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimula os alunos das 1ª séries do Novo Ensino Médio a investigarem sobre diferentes grupos sociais, suas histórias, culturas, questões étnico-raciais, pessoas com deficiência e, ao mesmo tempo, analisarem criticamente as estruturas do preconceito e da discriminação que esses grupos enfrentam na atualidade.

 

O objetivo da atividade é exercitar a empatia e alteridade. “Ao mergulharem nas pesquisas, narrativas, debates e vivências de diferentes grupos sociais, os estudantes são convidados a refletirem sobre os preconceitos na contemporaneidade e a compreender como as identidades são múltiplas e moldadas por contextos sociais, culturais e históricos”, comenta o professor Harly Paulo.

 

Segundo ele, a BNCC e o Novo Ensino Médio provocam a formar cidadãos conscientes do seu papel social. “Não basta falar sobre respeito, é preciso criar condições para que ele seja construído ativamente”, disse. “Usar a plataforma LEKTO nos permite ir além da teoria. Os alunos investigam, confrontam dados da realidade e desenvolvem uma sensibilidade que os livros, por si sós, não alcançam. Eles aprendem a pesquisar, a ouvir e a desconstruir estereótipos”, completa.

Skip to content