SESI Escola promove campanha “Cabe todo mundo no mundo – Lots of Socks” para celebrar o Dia Mundial do Autismo

9/04/2024   09h54

 

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, a SESI Escola Macau/RN realizou a campanha “Cabe todo mundo no mundo – Lots of Socks”. A iniciativa, idealizada pela professora Ivoneide Câmara, responsável pela sala de atendimento especializado da unidade, teve como objetivo promover a inclusão e o respeito à diversidade, conscientizando a comunidade escolar sobre o transtorno do espectro autista (TEA).

 

A campanha se inspirou em um movimento global que ocorre anualmente no dia 21 de março, Dia Mundial da Síndrome de Down. “A ideia era unir as meias coloridas, símbolo da inclusão, para celebrar as diferenças e reconhecer que cada indivíduo é único e especial”, explica a professora Ivoneide Câmara.

 

Durante a campanha, alunos, professores e colaboradores da SESI Escola Macau/RN participaram de diversas atividades. Uma oficina de artes promoveu a customização de meias coloridas, símbolo do projeto, e um momento de reflexão, a partir de uma roda de conversa sobre diversidade e respeito, encerrou a campanha.

 

“O projeto ‘Lots of Socks: Cabe todo mundo no mundo’ foi uma jornada incrível de inclusão, sensibilização e celebração da diversidade”, destaca a professora Ivoneide Câmara. “Ao longo desta iniciativa, alcançamos diversos marcos significativos e fortalecemos o entendimento sobre a importância da inclusão em nossa comunidade escolar”, completa.

 

De acordo com a Escola, a campanha “Cabe todo mundo no mundo – Lots of Socks” contribuiu para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo. A iniciativa sensibilizou a comunidade escolar sobre o TEA e promoveu o respeito às diferenças, reconhecendo que a diversidade é uma força e que todos têm o direito de pertencer e ser valorizados.

 

O autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação e o comportamento. Estima-se que 1 em cada 54 crianças no mundo seja autista. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para o desenvolvimento pleno das pessoas com TEA.

 

A campanha “Lots of Socks”, da SESI Escola Macau, é um exemplo de como a comunidade escolar pode se mobilizar para promover a inclusão e o respeito às diferenças. Através de ações como esta, podemos construir um mundo mais justo e equitativo para todos.

 

Jô Lopes – informações SESI Escola

Skip to content