SESI Escola São Gonçalo do Amarante realiza capacitação de instrutores das SESITEC do RN

1/06/2023   15h38

 

A SESI Escola São Gonçalo do Amarante realizou a 1ª Capacitação de Instrutores da SESITEC, no último dia 27 de maio, com objetivo de fortalecer e aprimorar as equipes que atuarão nas unidades da SESITEC. O treinamento foi conduzido por profissionais especializados nos campos da Educação e da Tecnologia para os instrutores, que atuarão nas 12 unidades SESITEC que serão inauguradas, neste ano, no estado.

 

Neste fim de semana acontecem as primeiras inaugurações. Nesta sexta-feira (2), serão três unidades: às 10h, em Currais Novos; 16h em Cruzeta; e 19h30 em Carnaúba dos Dantas. No sábado (3), será em Parelhas, às 10h.

 

As SESITEC são ambientes de criação com acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia, que objetivam proporcionar o desenvolvimento de habilidades, como autonomia, criatividade, pensamento crítico e colaborativo — fundamentais para o mundo do trabalho no século XXI.

 

 

Durante o treinamento, as equipes foram capacitadas para rotinas e práticas administrativa, boas práticas de organização e conservação do acervo bibliográfico e noções de robótica educacional. Com isso, os instrutores foram preparados para desenvolver e ministrar programas educacionais e atividades culturais que estimulem o interesse pelo conhecimento e promovam a inclusão digital de forma a contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores da indústria e de toda comunidade.

 

De acordo com Ana Karenine Medina, gerente executiva de Educação do SESI-RN, a capacitação é parte da estratégia da área educacional do SESI. “A capacitação de instrutores para a SESITEC é uma iniciativa estratégica do SESI e demonstra o compromisso contínuo da instituição em proporcionar serviços de qualidade e inovadores para a indústria brasileira”, comenta. “Ao fortalecer a equipe de instrutores, elevamos ainda mais o nível de excelência e eficiência de suas atividades educacionais e culturais”, completa.

 

 

O treinamento foi conduzido pela assistente administrativa Francineide Dias, pela bibliotecária e mestra e Educação Jéssica Martins e pelo especialista em robótica educacional Mateus Zeca.

 

Na primeira edição da capacitação, as equipes de instrutores dos munícipios de Carnaúbas dos Dantas, Lagoa Nova, Currais Novos, Goianinha e Parelhas tiveram a oportunidade participar e aprimorar suas habilidades de comunicação, didática e metodologia de ensino, além de adquirir conhecimentos específicos sobre as melhores práticas de instrução na SESITEC. “Com a qualificação do pessoal buscamos a excelência no atendimento à comunidade, proporcionando uma experiência de aprendizado enriquecedora e eficaz”, conclui Karenine.

 

SESITEC

 

Idealizado pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) em conjunto com o Departamento Regional do SESI-RN, o SESITEC foi definido como o novo formato das Indústrias do Conhecimento, programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que levou informação e cultura a todos os estados brasileiros. O novo modelo vai estimular a ‘cultura maker’ nas localidades onde forem instaladas.

 

Ainda em 2023, o Rio Grande do Norte ganhará 12 unidades da SESITEC. As inaugurações dos novos equipamentos acontecem dentro da agenda comemorativa dos 70 anos da FIERN, em diversas cidades do interior e na capital.

Skip to content