SESI inaugura Indústria do Conhecimento no município de Frutuoso Gomes/RN

20/12/2018   17h14

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, inaugurou nesta quarta-feira (20), mais uma unidade da Indústria do Conhecimento, desta vez na cidade de Frutuoso Gomes/RN, que fica localizada na Região do Alto Oeste potiguar. Nesse mesmo dia a cidade comemora 55 anos de emancipação política. “Este é um presente nosso no aniversário da cidade, um projeto de valorização da educação e de acesso à informação para toda a população”, disse Amaro Sales.

 

 

Para a prefeita do município, Jandiara Sinara Jácome Cavalcante, a obra é mesmo um presente. “Esta é uma obra de grande importância para a nossa cidade, uma biblioteca muito importante, e um evento marcante para Frutuoso Gomes, agradecemos ao presidente Amaro por este projeto e por este dia”, disse Jandiara emocionada, ao relembrar da família que ajudou a construir Frutuoso Gomes.

 

A biblioteca foi solicitada pelo ex-prefeito Lucindo Jácome Ferreira, e levará o nome Indústria do Conhecimento Severino Ferreira de Araújo, (1925 – 2002), tabelião e empresário local, conhecido como Severino Ernesto, filho de Ernesto Ferreira de Araújo e Maria Urbana de Jesus, tido como ilustre contribuinte para o desenvolvimento do município. O filho de Lucindo, Lavoisier Jácome Ferreira, prestigiou o evento.

 

 

A solenidade de inauguração contou com apresentação da Banda de Música de Frutuoso Gomes, e teve a bênção feita pelo Seminarista Daelson Soares. A Indústria do Conhecimento do Município de Frutuoso Gomes é a 27ª unidade. No próximo ano, deverão ser entregues as dos municípios de Lajes, Apodi, Pau dos Ferros, Jardim de Piranhas e Bodó.

 

 

PRESENÇAS

 

Também participaram da solenidade o Presidente da Câmara de Vereadores, José Clézio Paulino Cavalcanti; Secretária de Educação, Maria Gorete Paulo Torres; Superintendente do SESI, Juliano Martins; Diretor do SESI Mossoró, Denilson Santana; Chefe de Gabinete da prefeitura, Paula Alexandra de Andrade; Secretária da Saúde, Maria Madalena Paula Torres; Secretário de Finanças, José Vieira Valentim; Secretário de Transportes, Luiz Valentim; Secretária de Assistência, Evilles Gabriela; Diretora da Escola Municipal, Maria da Conceição; Vereador Lairton Câmara; Vereadora Josilene Araújo; Secretário de Administração, Francisco Eudes Dantas; Vereador Antônio Marquetúlio; Maestro Pedro Almeida da Câmara Neto.

 

 

NÚMEROS

 

As estatísticas do SESI-RN mostram que, entre 2009 e este ano, foram 1.258.380 atendimentos a trabalhadores, dependentes e comunidade na Indústria do Conhecimento, no Rio Grande do Norte. Entre janeiro a dezembro de 2018, foram 320.337 atendimentos.

 

Nos locais onde funciona o programa Indústria do Conhecimento são desenvolvidos projetos pedagógicos como Maleta Fantástica, Poesia a Gosto na Praça, Tarde Literária, Trabalhando as Diferenças e Alimentação Saudável. Além disso, há um acordo de cooperação entre o SESI–RN e o SEBRAE/RN para oferecer, nestas instalações, cursos à distância, palestras técnicas e oficinas.

 

No Rio Grande do Norte, a primeira Indústria do Conhecimento foi inaugurada pelo Sistema FIERN na empresa Coteminas. Desde então, foram entregues, em uma parceria do SESI-RN com as prefeituras, unidades deste programa nos municípios de Assú, Macaíba, Mossoró, Martins, Macau, Serra Negra do Norte, Jardim do Seridó, São Gonçalo do Amarante, Campo Grande, Santo Antônio, Almino Afonso, Acari, São José do Seridó, Jundiá, Caicó, São João do Sabugi, Taipu Natal/Bairro das Rocas, João Câmara, Pedro Avelino, Itajá, Maxaranguape e São Miguel do Gostoso.

 

Em nove anos, foram investidos, na instalação dessas unidades, R$ 11 milhões. Na Indústria do Conhecimento que será inaugurada em Frutuoso Gomes, no dia 20, foram investidos R$ 400,5 mil.