SESI-RN é selecionado para ser Polo Regional do Programa de Especialização Docente

18/11/2021   17h26

 

O Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Universidade de Stanford e o Instituto Canoa, iniciará o Programa de Especialização Docente (PED Brasil) na própria rede. E o Departamento Regional do SESI no Rio Grande do Norte foi selecionado para participar desta que é primeira grande ação do Centro Nacional de Formação de Profissionais da Educação SESI. Com isso, a SESI Escola São Gonçalo do Amarante sediará o Polo de Formação Regional do PED Brasil.

 

Inicialmente, além do Rio Grande do Norte, o projeto piloto será implementado nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina e Sergipe.

 

As atividades de formação no Polo Regional RN são previstas para iniciar em 2022 com o corpo docente que será selecionado a partir de um processo seletivo direcionado aos professores que já atuam na Rede SESI.

 

O PED destina-se aos docentes da Educação básica e adota como ponto de partida os princípios do Stanford Teacher Education Program – STEP, o reconhecido programa de formação de professores da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford.

 

Cada estado vai selecionar dez professores que passarão por um programa intensivo de um ano e meio de formação para se apropriarem da metodologia STEP. Após a implementação dos projetos pilotos, haverá a expansão do programa para os demais departamentos regionais do SESI.

 

Os professores selecionados participarão de um Curso de Formação de Multiplicadores e terão a responsabilidade, a partir de 2023, de integrar o corpo docente do PED e expandir para a comunidade escolar do nosso Estado os conhecimentos adquiridos e práticas vivenciadas ao longo dessa formação.

 

Essa iniciativa beneficiará todo corpo docente da Rede SESI, assim como o ecossistema educacional da região que terá a oportunidade de fazer parte desse projeto e que trará inúmeros benefícios para as escolas de todo o RN.

 

O objetivo é que os educadores se tornem multiplicadores e ofertem a pós-graduação a mais docentes da educação básica – iniciando, dessa forma, a oferta de mais um serviço à sociedade pela rede SESI

 

PED Brasil

O PED Brasil é um curso de pós-graduação lato sensu que forma professores da educação básica para ensino de Matemática ou Ciências da Natureza, com o propósito de promover práticas de excelência equitativas dentro da sala de aula, baseada na experiência de Stanford, considerada a melhor universidade do mundo em formação de professores, segundo o Times Higher Education.

 

Atualmente, o PED Brasil possui uma rede formada por 20 universidades, tanto públicas como privadas, em dez estados brasileiros. No SESI, a primeira fase do programa começará no início de 2022, com os seis estados pilotos e a formação de 60 multiplicadores da rede SESI, que serão os docentes dessa nova pós-graduação. Essa etapa é a base para o início da oferta em 2023.

 

 

Skip to content