SESI-RN executa projeto de restauração do Solar Bela Vista

28/10/2021   15h17

 

Um dos marcos do patrimônio histórico e cultural de Natal, o Solar Bela Vista será plenamente reformado até janeiro do próximo ano. O projeto de restauração está fase de execução, pelo SESI-RN, que investe na reforma, concebida e autorizada pelo Iphan, uma vez que se trata de um imóvel oficialmente tombado pelo órgão responsável pelo patrimônio artístico nacional.

 

Diretor de operações do SESI, Gontran Azevedo afirma que a restauração garante a preservação de um patrimônio arquitetônico do Estado, reconhecido nacionalmente pelas instituições que avaliam os espaços que devem ser preservados por relevância para a memória do país. Além disso, a reforma devolverá um espaço, com instalações adequadas e seguras, para apresentações e mostras culturais.

 

 

A recuperação está sendo feita principalmente nas esquadrias, que tinham sofrido maior desgaste com o tempo, instalações elétricas e pintura. Além disso, está havendo uma adequação do espaço de acordo com as exigências legais de acessibilidade. O sistema de ar condicionado também vai passar por melhorias para garantir melhor conforto durante os eventos que serão promovidos pelo SESI a partir da reabertura. O projeto inclui ainda o nivelamento em um dos trechos do terreno, que tinha um declive acentuado, o que permitirá um aproveitamento melhor da área externa.

 

Gontran Azevedo enfatiza que toda o projeto foi autorizado e orientado pelo Iphan, e já está com todas as licenças públicas exigidas. As características originais do prédio serão totalmente preservadas.

 

 

O palacete denominado Solar Bela Vista, que tem sua fachada principal para a avenida Câmara Cascudo (Cidade Alta), foi construído na primeira década do século XX, pelo Coronel Aureliano Medeiros, que investiu em uma obra com beleza arquitetônica e inovações para a Natal da época, como uma construção recuada, o que permitiu a localização do casarão no centro do terreno, no qual foram instalados jardins e estátuas dos quatro primeiros presidentes. “Metais, vidros, cristais, acabamentos, tudo foi importado da Europa”, registrou o livro FIERN Ano 60.

 

O local, posteriormente, foi alugado ao Tribunal de Justiça, e depois nas instalações funcionou um hotel. Nos anos 80, o Sistema FIERN adquiriu o imóvel e fez a primeira grande restauração, com supervisão da Fundação José Augusto. “A cidade recuperou um de seus patrimônio históricos e a população ganhou um no espaço de cultura, sendo utilizado para fins educativos e artístico”.

 

A nova restauração, que está em andamento para ser concluída no início do próximo ano, garante a preservação das instalações do Solar e vai devolver o local para a arte e cultura potiguar.

 

Skip to content