SESI-RN inaugurará 12 unidades SESITEC no Rio Grande do Norte em 2023

29/05/2023   10h13

 

Em 2023, o Rio Grande do Norte ganhará 12 unidades SESI TEC, ambientes de criação com acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia. Os primeiros espaços serão inaugurados no dia 2 de junho, nos municípios de Currais Novos e Cruzeta, e no dia 3, em Parelhas e Carnaúba dos Dantas. A inauguração dos novos equipamentos acontece dentro da agenda comemorativa dos 70 anos da FIERN, em diversas cidade do interior e na capital.

 

Idealizado pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) em conjunto com o Departamento Regional do SESI-RN, o SESITEC foi definido como o novo formato das Indústrias do Conhecimento, programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que levou informação e cultura a todos os estados brasileiros. O novo modelo vai estimular a ‘cultura maker’ nas localidades onde forem instaladas.

 

“Em função dos avanços tecnológicos que aconteceram nos últimos anos, buscamos uma evolução para esses espaços de forma a conectar os usuários com o mundo do trabalho e da indústria”, explica o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins. “Nesses espaços, a população terá acesso à robótica educacional, computadores e acervos robustos”, acrescenta.

 

 

O objetivo é que as comunidades locais sejam beneficiadas com oficinas, cursos e com o modelo de educação empreendedora do SESI. Os usuários das SESITEC vão conhecer a realidade do mundo do trabalho, desenvolvendo conhecimentos com base nas próprias experiências.

 

“Essa ação mostra que o Sistema FIERN, por meio do SESI, está mais uma vez trazendo educação para o estado. Queremos ampliar o conhecimento sobre novas tecnologias”, afirma Martins. “Temos certeza que vamos gerar oportunidades e transformar realidades de quem frequentar os espaços. É importante que as gestões municipais se dediquem e gerem atividades nas SESI TEC, levando alunos para atividades extracurriculares e fomentando a proposta desses equipamentos”, ressalta.

 

Além de Currais Novos e Cruzeta, também serão inauguradas unidades da SESI TEC nas cidades de Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Alexandria, São Miguel, Caraúbas, Areia Branca, São Tomé, Lagoa Nova, Goianinha e Natal. As unidades serão instaladas em espaços cedidos pelas prefeituras de cada município.

 

“Nos espaços serão oferecidas ferramentas de acesso a informação e ao conhecimento, através da conexão, colaboração, criatividade, empreendedorismo, protagonismo e responsabilidade socioambiental”, explica a gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina. “Tudo isso para que trabalhadores da indústria, seus dependentes e a comunidade possam colocar-se de forma eficiente como profissionais e cidadãos em busca do conhecimento e das oportunidades no mercado de trabalho”, completa.

Skip to content