SESI-RN participa de capacitação nacional do Programa de Especialização Docente -PED Brasil

16/05/2022   11h28

 

Professores e gestores de educação do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) participam, em Brasília/DF, da capacitação do Programa de Especialização Docente (PED Brasil), que acontece desta segunda-feira (16) ao dia 20. No ano passado o Departamento Regional do SESI no Rio Grande do Norte foi selecionado para participar desta que é primeira grande ação do Centro Nacional de Formação de Profissionais da Educação SESI. A equipe viajou no domingo (15).

 

De acordo com a gerente de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, durante o processo de seleção, feito através de edital, do qual todos os professores puderam participar, foram selecionados dez professores que passam agora por um programa intensivo de formação para se apropriarem da metodologia STEP (Stanford Teacher Education Program). Após a implementação dos projetos pilotos, haverá a expansão do programa para os demais Departamentos Regionais do SESI.

 

“São estes professores selecionados pelo edital que, junto com os gestores, participam agora, no Departamento Nacional do SESI, deste Curso de Formação de Multiplicadores e terão a responsabilidade, a partir de 2023, de integrar o corpo docente do PED e expandir para a comunidade escolar potiguar os conhecimentos adquiridos e práticas vivenciadas ao longo dessa formação”, explica.

 

Essa iniciativa beneficiará todo corpo docente da Rede SESI, assim como o ecossistema educacional da região que terá a oportunidade de fazer parte do projeto que trará inúmeros benefícios para as escolas de todo o RN. “O objetivo é que os educadores se tornem multiplicadores e ofertem a pós-graduação a mais docentes da educação básica, iniciando, dessa forma, a oferta de mais um serviço à sociedade pela rede SESI”, diz Karenine Medina.

 

O programa destina-se aos docentes da Educação básica e adota como ponto de partida os princípios do Stanford Teacher Education Program – STEP, o reconhecido programa de formação de professores da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford.

 

O PED Brasil compreende dois cursos de pós-graduação lato sensu para professores: Especialização no Ensino de Ciências da Natureza e Especialização no Ensino de Matemática.

 

Após a capacitação a SESI Escola São Gonçalo do Amarante sediará o Polo de Formação Regional do PED Brasil. Inicialmente, além do Rio Grande do Norte, o projeto piloto será implementado nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina e Sergipe.

 

 

Sobre o PED Brasil

O PED Brasil é um curso de pós-graduação lato sensu que forma professores da educação básica para ensino de Matemática ou Ciências da Natureza, com o propósito de promover práticas de excelência equitativas dentro da sala de aula, baseada na experiência de Stanford, considerada a melhor universidade do mundo em formação de professores, segundo o Times Higher Education.

 

Atualmente, o PED Brasil possui uma rede formada por 20 universidades, tanto públicas como privadas, em dez estados brasileiros. No SESI, a primeira fase do programa começa com os seis estados pilotos e a formação de 60 multiplicadores da rede SESI, que serão os docentes dessa nova pós-graduação. Essa etapa é a base para o início da oferta em 2023.

Skip to content