Equipe de alunos do SESI-RN participa do Desafio de Robótica da Indústria

10/07/2018   14h54

 

No último final de semana 8 alunos da Escola SESI Natal e 4 da Escola SESI Mossoró participaram do Desafio de Robótica da Indústria que foi realizado dentro da Olimpíada do Conhecimento. As equipes de escolas do Sistema Indústria de todo país foram desafiadas a cumprirem missões alusivas às principais áreas da indústria nacional: Veículos Automotores, Celulose e Papel, Construção Civil, Frigorífico, Máquinas e Equipamentos, Mineração, Têxtil e Panificação.

 

Era um jogo para robôs, de diferentes plataformas de hardware, os quais são autônomos em um período do jogo, e radio controlados em outro. Foram 48 Equipes de até 5 membros cada, compostas de 4 alunos do Ensino Médio e 1 Técnico que participarão durante os 6 dias da Olimpíada do Conhecimento.

 

A Olimpíada do Conhecimento 2018, promovida pelo SESI e SENAI, foi realizada de 3 a 8 de julho, no CICB, em Brasília, e contou com uma proposta diferente dos anos anteriores, cujo foco principal era competições de educação profissional. Nesta edição, o SESI e o SENAI apresentaram, de forma dinâmica e interativa, o que há de mais moderno na rede de escolas, laboratórios, institutos de tecnologia e centros de inovação das duas entidades e do mercado.

 

Esse formato pretendeu ampliar o entendimento da sociedade brasileira sobre a importância da educação para o trabalho como promotora do desenvolvimento social e econômico do país, bem como, dar visibilidade às ações institucionais que contribuem para a competitividade e a produtividade da indústria brasileira, dentre elas destaca-se a formação de mão de obra qualificada.

 

 

Em consonância com os desafios propostos para a Olimpíada do Conhecimento 2018, o evento contou com dois espaços, a Escola do Futuro e Cidade Inteligente.

 

A Escola do Futuro reuniu iniciativas e metodologias desenvolvidas pelo SESI e SENAI, de forma expositiva e/ou interativa, onde foram vivenciadas experiências nos espaços da Robótica, Inova, GranPrix, Espaço Maker, Mostra, dentre outros.

 

Na Cidade Inteligente foram apresentadas tecnologias e projetos do SESI e do SENAI, bem como soluções inovadoras do mercado que contribuem com a Indústria 4.0 na melhoria dos processos produtivos. A proposta foi demonstrar que a utilização de máquinas inteligentes e trabalho colaborativo entre as pessoas, conectadas entre si, podem gerar profundas mudanças e trazer eficiência operacional para diversos setores industriais.

Skip to content