SESI Viva+ apoiará empresas a atender o eSocial, destaca gerente de SST

21/08/2018   10h27

 

A partir de janeiro de 2019, empresas serão obrigadas a enviar dados sobre saúde e segurança dos trabalhadores ao eSocial – sistema que comunica ao governo, de forma unificada, informações sobre relações trabalhistas. Mesmo não estando em vigor a modalidade de segurança e saúde no trabalho, novas exigências às empresas foram definidas recentemente, como a obrigatoriedade de enviar informações sobre capacitação de trabalhadores em normas regulamentadoras. “É importante se ter uma previsibilidade quanto as alterações no sistema”, disse a gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do Serviço Social da Indústria (SESI), Katyana Aragão, em entrevista à Agência CNI de Notícias.

 

Segundo ela, a plataforma de inteligência para gestão de segurança e saúde no trabalho SESI Viva+, lançada recentemente, está sendo atualizada para oferecer todos os programas legais parametrizados conforme exigência do eSocial, englobando módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, saúde e segurança no trabalho. Confira a entrevista.

 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – O governo publicou recentemente alterações no eSocial. Que mudanças foram essas?

 

KATYANA ARAGÃO – Houve fusão, alteração e inclusão de novos critérios exigidos pelo eSocial, como por exemplo, informações sobre os treinamentos e capacitações dos trabalhadores nas normas regulamentadoras e a criação da chamada Tabela 30, que orienta as empresas a declararem programas, planos ou documentos relacionados a algumas normas regulamentadoras.

 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Quais os principais impactos dessas mudanças para as empresas?

 

KATYANA ARAGÃO – Essas mudanças impõem às empresas a necessidade de revisão dos sistemas informatizados e reorganização dos processos internos. Por isso, é importante termos uma previsibilidade maior por parte do governo quanto às alterações do eSocial para que empresas tenham tempo hábil para se preparar. Além disso, é importante pensar em uma operacionalização das exigências do eSocial para segurança e saúde no trabalho em fases. Preocupado em apoiar indústrias nesse processo, o SESI está em uma força tarefa para atender a todas as mudanças e disponibilizar a plataforma de inteligência SESI Viva+, contemplando as novas exigências, em tempo hábil para as empresas, antes da entrada em vigor dessa nova etapa, que começa em janeiro de 2019.

 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Como o SESI estará se preparando para apoiar as empresas no atendimento a essas novas exigências?

 

KATYANA ARAGÃO – O SESI realizou um mapeamento robusto dos processos de segurança e saúde no trabalho e parametrizou a plataforma SESI Viva+ para que atenda aos programas legais conforme exigências do eSocial. Essa plataforma garante elevada qualidade e confiabilidade técnica nas nossas entregas e segurança jurídica para nossos clientes e engloba módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, saúde e segurança no trabalho.

 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS – Como empresas podem aderir a essa plataforma?

 

KATYANA ARAGÃO – As empresas devem acessar a plataforma SESI VIVA+. É importante destacar que o sistema ajuda indústrias não apenas no atendimento a aspectos legais, mas a fazerem uma gestão de segurança e saúde no trabalho mais efetiva, já que oferece, entre outras vantagens, informações sobre indicadores de desempenho de segurança no trabalho e perfis de saúde e estilo de vida do trabalhador, indicadores que mais impactam no Fator Acidentário de Prevenção (índice que integra cálculo de contribuição de incidência de afastamentos acidentários sobre folha de pagamento das empresas) e informações sobre gestão de segurança e saúde em empresas fornecedores. Tudo isso para apoiar decisões sobre ações prioritárias e de melhor custo-benefício para reduzir afastamentos e aumentar a produtividade das indústrias.

Skip to content