Setembro Amarelo: SESI Escola RN promove ações de conscientização e prevenção

9/09/2021   11h10

 

Ao longo deste mês, a SESI Escola RN está promovendo iniciativas junto aos alunos relacionadas à promoção da saúde mental, conscientização e prevenção ao suicídio, em alusão à campanha Setembro Amarelo e ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, estabelecido em 10 de setembro. A psicóloga escolar Anne Loyse Oliveira explica que a campanha abrange todas as unidades de ensino da SESI Escola, com a ideia de abordar o tema em diversas resoluções e propor espaço de discussão, garantindo maior visibilidade à causa.

 

“Realizaremos rodas de conversa e dinâmicas com os alunos, palestras com a equipe pedagógica, envio de materiais para pais e responsáveis, desafio do Setembro Amarelo envolvendo toda a comunidade escolar, distribuição de informativos, broches com fita amarela –  símbolo do Setembro Amarelo –  bem como, produção de painéis com informações indispensáveis sobre a campanha”, explica Anne Loyse, idealizadora da ação que conta com a parceria da psicóloga convidada Milla Rafaella Marinho Gonçalves de Oliveira. Ambas fazem parte do Núcleo de Apoio Apegos e Perdas de Natal/RN.

 

 

Para abertura da campanha, foram entregues cartões aos alunos. Haverá ainda explanação e ações nas salas de aula, entrega de broches com fitas amarelas, apresentações de vídeos e debates. No espaço escolar, foram afixados banners e painéis com informações sobre saúde mental. “A participação da família é fundamental e por isso, semanalmente, pais e responsáveis receberão materiais com informações seguras e confiáveis sobre o tema”, destaca a organizadora.

 

De acordo com a programação, nas segundas-feiras deste mês a SESI Escola terá o #desafiosetembroamarelo com a realização de tarefas em prol da valorização da vida, incentivando a reflexão e debate sobre a importância da vida e das pessoas ao redor, das pequenas coisas, da rede de apoio, da empatia, alteridade e acolhimento.

 

 

“A ideia é que toda a comunidade escolar faça o desafio e contribua com esta campanha e corrente do bem, espalhando amor e afeto”, diz Anne Loyse. O planejamento foi pensado de forma que a SESI Escola possa contribuir com o bem-estar dos alunos e o compromisso social da instituição.

 

As profissionais indicam que para buscar ajuda de profissionais ou voluntários treinados para prestar assistência emocional, está disponível o número 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas, todos os dias.

Skip to content