Sistema FIERN fortalece educação no interior com inauguração de quatro unidades da SESITEC

5/06/2023   18h08

Em agenda percorrendo quatro cidades da região Seridó, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, realizou a entrega de unidades da SESITEC, ambientes de criação com acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia.

 

Acompanhado do diretor primeiro-secretário, Heyder Dantas, do diretor primeiro-tesoureiro e presidente eleito da Federação para mandato a partir de outubro, Roberto Serquiz, e do superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, eles estiveram nas cidades de Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas e Parelhas, nos dias 2 e 3 deste mês. Cada unidade recebeu o nome de um homenageado com serviços prestados ao município.

 

 

 

Amaro Sales ressaltou a importância das unidades como ferramenta de melhoria da educação e cultura naquelas cidades. “Assim podemos ter os jovens qualificados, sem falar que podem compartilhar esse equipamento de educação [em referência à SESITEC]”, disse.

 

Idealizado pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) em conjunto com o Departamento Regional do SESI-RN, o SESITEC foi definido como o novo formato das Indústrias do Conhecimento, programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que levou informação e cultura a todos os estados brasileiros.

 

A missão de buscar a melhoria da educação também foi citada pelo presidente em sua fala nas cidades por onde passou. A inauguração dos novos equipamentos acontece dentro da agenda comemorativa dos 70 anos da FIERN, em diversas cidades do interior e na capital.

Com investimento médio de R$ 450 mil em cada unidade, o SESI Nacional em parceria com o SESI-RN e o Sistema FIERN já disponibilizaram cerca de R$ 19 milhões para a construção das unidades da SESITEC no estado. Somente neste ano, serão 12 delas sendo que quatro já foram entregues.

 

Para Roberto Serquiz, diretor primeiro-tesoureiro e presidente eleito da FIERN, inaugurar as SESITEC é como se estivesse abrindo novos caminhos e oportunidades. “Estamos abrindo estrada para um final já também certo. Porque a educação é que transforma. A educação é que dá liberdade”, afirmou.

 

As cidades que recebem a SESITEC serão beneficiadas com oficinas, cursos e com o modelo de educação empreendedora do SESI-RN, além de ser oportunidade para quem a usar conhecer a realidade do mundo do trabalho, desenvolvendo conhecimentos com base nas próprias experiências. “O projeto aproximar as pessoas da própria indústria e passam a compreende-la melhor”, comentou Serquiz.

 

Ele parabenizou o atual presidente Amaro Sales pelo investimento nas SESITEC. “É um projeto que vai fechar o seu mandato com quarenta e quatro unidades em todo o estado. Ele [Amaro Sales] deixa um legado enorme e que nós precisamos ter um olhar especial para isso”, frisou.

 

Com origem familiar na região Seridó do RN, o diretor primeiro-secretário Heyder Dantas afirmou que esses equipamentos educacionais “são sementes que estão sendo distribuídas nessa região e com certeza vai contribuir pra a evolução dos alunos”.

 

Ele não tem dúvida que, ao se envolver no projeto, o aluno vai ter benefícios na vida escolar e em uma futura vida profissional. “Ao participar daqui eles vão estar se beneficiando de tudo que tem para ensinar a todos aqui com a tecnologia moderna”, analisou.

 

 

Com a missão de elevar e melhorar os níveis de educação no RN, o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, disse que essas foram “mais quatro sementes plantadas”. “Ampliando a entrega, levando também a robótica, buscando a ampliação de oportunidades pra esses jovens. Com todo o nosso acervo digital com mais de cinquenta mil conteúdos digitais”, explicou.

 

Martins lembrou que o campo da educação é um dos quais ainda há muito o que se evoluir. “A gente tem convicção de que o equipamento como esse da SESITEC traz a oportunidade para o jovem ter acesso a informação”, concluiu.

 

Participaram das solenidades de entrega prefeitos e vice-prefeitos das cidades, secretários municipais, amigos e familiares dos homenageados, além do chefe de gabinete da FIERN, Helder Maranhão, e da gerente executiva de educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina.

 

Também serão inauguradas unidades da SESITEC nas cidades de Alexandria, São Miguel, Caraúbas, Areia Branca, São Tomé, Lagoa Nova, Goianinha e Natal. As unidades serão instaladas em espaços cedidos pelas prefeituras de cada município.

 

Currais Novos

A SESITEC inaugurada em Currais Novos, na última sexta-feira (2), leva o nome de Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo que, segundo sua biografia, foi um sacerdote e educador comprometido com a construção do saber e da formação do homem como ser pensante e consciente de seu papel na sociedade.

 

 

Ele faleceu em 2021 e representando a família quem falou na solenidade foi Carlson Gomes que, antes de sua fala, chamou familiares do homenageado para entregar exemplares de obras escritas por Monsenhor Ausônio.

 

Gomes disse que homenagens como essas têm que ser propagadas em todos os municípios. “Ele teve um grande trabalho aqui e uma homenagem dessa só reforça o grande homem que foi”, declarou.

 

Para o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, Monsenhor Ausônio é considerado uma grande referência da educação do Rio Grande do Norte. “Por isso, a sua homenagem aqui não tem qualquer fronteira que possa existir”, disse.

 

 

O chefe do Executivo municipal parabenizou a FIERN pela iniciativa da SESITEC e por levar uma das unidades à cidade. Ele lembrou que o espaço inaugurado é para servir tanto a educação pública quanto a educação privada. “É importante dizer que o espaço é aberto a toda a sociedade. E com certeza a nossa rede de educação vai fazer grande e bom uso de toda essa estrutura que está sendo entregue aqui nesse momento oficialmente”, declarou.

 

Considerando a data como um dia para se comemorar, o presidente da FIERN reforçou a luta pela melhoria na educação no estado. “Destaco o trabalho do prefeito Odon, do prefeito [de Acari] Fernando Antônio [presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental e Trairi], e do amigo Garibaldinho”, concluiu Amaro Sales, que também é presidente do Conselho Regional do SESI-RN.

 

O deputado estadual Ubaldo Fernandes também participou desta inauguração. Após a solenidade, as autoridades descerraram a placa comemorativa à inauguração e fizeram uma visita às instalações da SESITEC depois da benção do padre da cidade.

 

Cruzeta

A SESITEC inaugurada em Cruzeta leva o nome de Afra Ubalda de Gois Cunha que, aos 85 anos, participou da solenidade e fez seu discurso durante o evento na sexta-feira (2).

 

Ela disse que hoje reconhece que era mesmo aquele caminho que devia ter começado há mais de seis décadas. “Ser professora, mas especificamente educadora”, afirmou.

 

Na área de educação, ela também atuou como secretária municipal de Educação em Caicó, diretora da 10ª DIRED e coordenadora de proformação da UERN ao longo de 50 anos dedicados a atividades no setor educacional e que se encerraram com sua aposentadoria em 2009.

 

O prefeito de Cruzeta, Joaquim José de Medeiros, enalteceu a escolha de Afra Gois para dar nome à SESITEC. “Dona Afra é uma verdadeira ‘indústria do conhecimento’ [em alusão ao nome anterior da SESITEC] e nada mais justo que essa homenagem”, disse.

 

Ele fez um breve relato de como iniciou o processo para se chegar até a inauguração da SESITEC e isso passou por quando ele era vereador do município. “Eu não tenho dúvida de que com essa nova versão da indústria do conhecimento iremos avançar mais ainda. Isso aqui é uma semente plantada, que daqui alguns meses, alguns anos teremos e eu não tenho dúvida de colher os frutos dessa indústria do conhecimento aqui no município de Cruzeta”, assegurou.

 

 

 

Em sua fala, o presidente da FIERN frisou a importância do trabalho de interiorização da Federação com o funcionamento das SESITEC. “É uma preocupação que temos em nossa gestão para que possamos melhorar a qualidade nos trabalhos e a economia da região”, declarou.

 

Após a solenidade, as autoridades descerraram a placa comemorativa à inauguração e fizeram uma visita às instalações da SESITEC depois da benção do padre da cidade.

 

Carnaúba dos Dantas

Em Carnaúba dos Dantas, a SESITEC homenageia Ruth Dantas das Chagas, que dedicou 35 anos à educação da cidade sendo professora em três escolas do município ocupando, inclusive, o cargo de diretora em uma delas.

 

Falando em nome da família da homenageada, o neto Francsley Ítalo da Silva Dantas Pereira disse que ela “trazia em si a integridade de vida como pessoa e profissional”. Na recordação da avó, muitas histórias de pessoas que tiveram em Ruth Dantas um exemplo e como ela contribuiu para educação delas.

 

 

O prefeito Gilson Dantas agradeceu ao presidente Amaro Sales pela chegada da SESITEC à cidade e que vai ficar perto de três colégios com cerca de 1 mil alunos transitando pela região.

 

Ele lembrou que Carnaúba é um “polo industrial ativo” e citou como exemplo as 16 cerâmicas e a indústria de massas que funcionam na região. “A SESITEC é um presente não só para a rede educacional, como também para o polo industrial de nossa cidade”, disse.

 

Um sistema de monitoramento foi instalado, segundo o chefe do Executivo municipal, para ter maior cuidado e zelo com o espaço da SESITEC.

 

 

Amaro Sales lembrou que quando assumiu a presidência da FIERN tinham apenas três indústrias do conhecimento no estado. “Comecei a fazer essa peregrinação em busca dos recursos e começamos a construção. É difícil conseguir recursos para Educação, mas eles existem”, disse. “Hoje são 32 indústrias do conhecimento [atual SESITEC] no estado”, informou citando que a grande maioria está na região Seridó e destacou a atuação do presidente da AMSO, Fernando Antônio, que é prefeito de Acari, nessa articulação.

 

Na cidade, um dos destaques foi a apresentação da Filarmônica 11 de Dezembro com a regência de Márcio Dantas. Após a solenidade, as autoridades descerraram a placa comemorativa à inauguração e fizeram uma visita às instalações da SESITEC depois da benção do padre da cidade.

 

Parelhas

Em Parelhas, a SESITEC homenageia Aldo de Medeiros Lima, que foi professor, agropecuarista, economista, vereador e secretário municipal daquele município e diretor de empresa.

 

Coube ao filho Aldo de Medeiros Filho, que é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional RN,falar em nome do homenageado. “Papai era dedicado a encontrar soluções”, afirmou. Segundo ele, a SESITEC é uma oportunidade para aqueles que vão ingressar no mercado de trabalho. “Aqui tem coisas importantes que vão ajudar essas pessoas a desenvolver profissões”, disse.

 

 

Para ele, o que o SESI oferece em Parelhas é “algo muito maior do que simplesmente voltado ao seu público da atividade industrial”. O filho do homenageado lembrou que a cidade tem vocação industrial com uma área de grande riqueza mineral. “Estão subutilizadas, sub estudadas ainda muito desconhecidas, mas que tem muito a produzir e gerar para a população”, disse.

 

O prefeito Tiago de Medeiros Almeida parabenizou a FIERN pela atuação junto à educação com a SESITEC e ressaltou que será de grande importância para a cidade. “Estão plantando uma semente em todo o estado e tenho certeza que vai gerar bons frutos”, concluiu.

 

Em sua fala, Amaro Sales citou a atuação do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que apoiou a vinda dessas “sementes do conhecimento” para o estado. “Hoje o RN tem 32 indústrias do conhecimento, que são bibliotecas modernas e atuantes”, comentou.

 

 

Após a inauguração das quatro unidades, o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, disse que a missão é trabalhar de forma forte, focada, planejada para ajudar a elevar a educação do estado através do SESI. “Com toda a nossa metodologia e toda experiência que o SESI tem ao longo desses anos todos”, concluiu.

 

O presidente da FIERN lembrou o avanço da tecnologia e que a SESITEC tem buscado acompanhar isso em seus trabalhos.

 

Após a solenidade, houve uma bênção religiosa e as autoridades descerraram a placa comemorativa à inauguração e fizeram uma visita às instalações da SESITEC.

Skip to content